Dicas para Composição

musica-ao-vento.jpg 

   Como professora de composição, tenho trabalhado com alunos a experiência de compor canções para o Senhor.   Existem muitos passos para este processo.

   Quando estudamos esta matéria, levamos  cerca de 6 meses analisando o processo criativo cerebral, e a edição de letra, melodia, harmonia e arranjos gerais para execução de uma canção.  

   Mas nesse breve artigo vou compartilhar algo simples, mas que faz TODA A DIFERENÇA em uma canção: o fator TEMPO!   Isso mesmo. Talvez você se pergunte: como assim?    Permita-me explicar.  

   O processo criativo, normalmente, pra quem tem predominância do lado direito do cérebro nas primeiras duas etapas da criatividade, sempre acontece de forma rápida.

   A maioria dos músicos e aqueles que trabalham com artes, têm a tendência em correr com este processo, por valorizarem a ‘luz’ que dá naqueles momentos, por exemplo: Ouve-se uma frase, lê-se um versículo, ouve-se uma seqüência de acordes, recebe-se uma palavra revelada de Deus…. E de repente, surge uma canção, uma idéia, uma composição!  

   Ótimo!   Até aí tudo bem! Mas o problema é que NÃO PÁRA POR AÍ!   

   Após o processo do lado direito do cérebro (criatividade), a boa música sempre precisa passar pelo processo do lado esquerdo do cérebro (edição e detalhes minuciosos), que infelizmente é ignorado pela maioria dos músicos.    Principalmente numa era onde só se valoriza o espiritual, a unção, e como conseqüência vemos hoje tantas músicas ‘pobres’ em termos de composição, com rimas tão repetitivas, palavras e coros tão previsíveis. Chegamos num ponto onde realmente não sabemos quem copiou quem!   

   Por isso afirmo que o TEMPO é um fator muito importante. Nós compositores sempre enfrentaremos a armadilha de supervalorizar nossas canções porque olhamos o que a música significa para nós na ótica da nossa experiência com Deus através dela.   

   E aqui vai a dica. Quando você compor uma canção NÃO SE DESESPERE, mostrando já para seus amigos, seu ministério, seus líderes ou músicos. ESPERE UM TEMPO!!!    

   Muitas músicas que compus, deixei de lado por um tempo e quando voltei a tocá-las e ouvi-las, mudei algumas coisas que não tinha percebido nos primeiros momentos.   

   Algumas estavam curtas demais, outras eu pude criar uma outra estrofe ou ponte posteriormente, conseguindo analisar mais criticamente e criativamente.   

   O maior erro das composições evangélicas hoje é exatamente essa pressa. Alguns compositores gastam 6 meses em cada canção, entre composição e arranjos. Por que usaríamos de falta de excelência e esperaríamos compor em cinco minutos e esperar que seja uma canção que toque o coração das pessoas?    

   Mesmo que a letra seja totalmente inspirada na profunda e poderosa Palavra de Deus, lembre-se que a música faz parte da composição. A letra pode ser inspirada no mais lindo versículo, mas se as rimas forem pobres, fora do tempo, da métrica, faltando frases, com erro de concordância – bem, não podemos esperar muito, pois o prático comprometerá o espiritual, não é mesmo?    Espero que este artigo lhe ajude a pensar.   

   Em suas próximas composições, experimente esperar mais!    Certamente valerá a pena!    

Deus te abençoe,   

Raquel Emerick  

contato@ministerioalem.com   

15 responses

  1. TATIANA LIRA SILVA

    Gostei de tua iniciativa estou em busca de me aperfeiçoar nessa área! E teu site é de grande valia!!!! Entre em contato comigo!

    Março 7, 2008 às 19:24

  2. thais

    olha eu gostei muito pois quero entrar no mundo da musica , e fazer musicas legais , mais nao sabia fazer isso entao tentei procurar aqui e achei o seu artigo e é muito legal ja deu uma ideia para poder começar
    afinal eu amo muito musica , e tenho muitas ideias para escrever musicas e outra gostei muito de seu artigo me ajudou muito obrigada ta !!!!
    Deus te abencoi tambem….
    xxaauu!!!!
    entre em contato comigo…!!!

    Julho 24, 2008 às 23:14

  3. Edu

    Realmente ,ao longo do tempo percebi esta questão,pude lapidar algumas canções e separar outras para posterior análise.Mas também percebi que em algumas composições aonde me pediram para esticá-las, entendi que era inspiração encerrada! Ok! valeu pelo post! Deus te abençoe!

    Setembro 6, 2008 às 21:16

  4. wenyo oliveira

    gostei desta coluna, mas gostaria de completa-la. sou compositor barroco e classico, e a melhor coisa para compor eh ter a energia de deus, ter a futuridade contrapontista (haendel e bach), e ser um musico extrovertido para liberar as suas ideias.

    Maio 18, 2009 às 22:44

  5. Deus continue te abençoando. Gostei muito do post…

    Agosto 31, 2010 às 12:46

  6. ED

    GOSTEI DEMAIS, SERVI MUITO JESUS TE ABENÇOE!!!

    Junho 6, 2011 às 14:45

  7. EDUARDO LEITE

    muito bom e útil para minha pesquisa.
    Deus te abençoe!

    Junho 20, 2011 às 21:30

  8. jaciara

    ADOREI O ARTIGO, COMPONHO E ESTOU COMEÇANDO A COLOCAR A PARTE INTRUMENTAL NAS LETRAS COM A AJUDA DO MEU ESPOSO E DE UM AMIGO, PARA A GRAVAÇÃO DE UM FUTURO CD MEU.
    TEVE UMA PARTE DO ARTIGO QUE ELA FALOU DO TEMPO E EU VIVI ISSO RECENTIMENTE. ESCREVI UMA CANÇÃO COM UMA MELODIA FEIA SABE NAO GOSTEI,MAS TAMBEM NAO JOGUEI FORA ,GUARDEI . DEPOIS DE UM ANO ESTAVA LENDO MINHAS CANSÕES AI DEUS ME DEU UMA MELODIA.A MELODIA CERTA.

    REALMENTE A MUSICA PRECISA DE UM TEMPO.

    JACIARA

    Junho 25, 2011 às 11:57

  9. elieser

    Sou musico cristao, e comeco agora a entrar nesse mundo de composicoes. Grato pelas dicas, se tiver mais, gostaria de receber. Obrigado

    Outubro 10, 2011 às 23:48

  10. eder

    pouco conteudo

    Novembro 14, 2011 às 16:27

  11. Gostei Muito vou tentar seguir em frente e nunca desistir ! §

    Novembro 23, 2011 às 20:48

  12. monica

    Gostei muito sei que tenho esse talento mais preciso aprender ainda muita coisa.

    Dezembro 19, 2011 às 19:05

  13. Fábio de Andrade muito bom as dicas que vc

    Maio 30, 2012 às 17:57

  14. muito bom as dicas que vc deu. moro no rio de janeiro e estou em processo de resistro de musicas. Entre em contato comigo que DEUS TE ABENÇOE!

    Maio 30, 2012 às 18:02

  15. vitor rodrigo

    a algum tempo começei a compô, ja fis cançõe e cantei na igreja e utimamente tenho centido um desejo tão grande de criar musicas e quando pego no papel eu faço sempre quase do mesmo jeito não sei tocar violão ainda mas há em meu coração um desejo grande de aprender… começei então a pesquisar dicas de como me disprender e solta as canções q á em meu coração e estou buscando mais e mais, foi de grande ajuda as dicas, obrigada, mas se vcs poderem me ajudar mais eu agradeço por que creio nos sonhos de gravar cds com musicas minhas e ver almas se rendendo ao senhor atraves de minha vida e minhas canções. obrigada

    Maio 27, 2013 às 0:21

Deixe uma Resposta

