DESPERDÍCIO OU DEVOÇÃO?

“E os seus discípulos, vendo isto, indignaram-se, dizendo: Por que é este desperdício?”

Palavra forte: DESPERDÍCIO!

A descrição está em Mt 26. A cena é de Jesus e seus discípulos numa mesa. Conversa… provavelmente uma boa comida… tudo tranquilo. Até que uma mulher derrama bálsamo bem em cima da cabeça de Jesus! Claro que todos acharam uma loucura, não é mesmo?

Todos, menos UM.

Eu consigo quase que visualizar as cabeças balançando em sinal de reprovação, bem do tipo “não consigo acreditar no que meus olhos estão vendo”.  Olhe bem a frase: “E os seus discípulos, vendo isto, indignaram-se, dizendo: Por que é este desperdício?” Perceba duas coisas importantes: INDIGNAÇÃO e DESPERDÍCIO.

Lendo essa passagem ontem a noite Deus falou ao meu coração que até mesmo outros discípulos podem ficar indignados com nossa devoção e adoração! É isso mesmo! Triste, mas fato! Tem pessoas que não conseguem te ver adorando, sabia?

Ficam indignadas!

Acham UM DESPERDÍCIO!

Acham um EXAGERO!

Por que? O versículo anterior diz que o ungüento que essa mulher usou era de GRANDE VALOR (v. 5). Tenho certeza que, se esse ungüento equivalia a mil reais, nos céus equivalia a 500 mil! Porque a adoração e a devoção têm um valor muito superior ao nosso sistema monetário!

Quer uma prova? Jesus repreende os discípulos e ainda acrescenta que o que aquela mulher tinha feito seria lembrado em todos os lugares onde o Evangelho fosse declarado! Se você acha isso pouco, bem… releia e pense duas vezes!

Mas o Espírito Santo me perguntou: a sua adoração já foi considerada um DESPERDÍCIO? A sua adoração a Mim já foi considerada um EXAGERO?

Olhando a continuação do texto os discípulos – um tanto quanto religiosos -acrescentam que se o unguënto fosse vendido renderia muito dinheiro que poderia até ser dado aos pobres! Causa nobre, não? 🙂

Mas Jesus não negocia a nossa devoção. E NEM NÓS DEVEMOS FAZER O MESMO, por mais nobre que pareça a causa!

Porém, que estejamos muito apercebidos, pois, vez ou outra aparecerá alguém com uma causa nobre (quer em palavras, quer em papéis) ‘de olho’ em nosso ungüento de GRANDE VALOR, querendo “comprar” nossa devoção e adoração ao Senhor.

Essas pessoas ficam indignadas, achando que nossa expressão íntima para com Ele é um DESPERDÍCIO, um EXAGERO! Não me refiro a momentos de música, de louvor e de adoração! Claro que não! Por mais que gostemos disso, são apenas um terço do iceberg, a parte visível do quer chamamos de LUGAR SECRETO! Me refiro ao modo de viver, a estar pronto prá morrer, a abandonar o mundo e decidir não se vender ao seu sistema, às suas causas e estratégias aparentemente tão nobres!

E a sua adoração, já foi criticada como EXAGERO e DESPERDÍCIO?
Não ‘venda’ sua adoração, sua devoção, seu relacionamento e sua intimidade! Não venda para o pecado. Não venda para o orgulho. Não venda para a correria. E não venda nem mesmo para o ministério!

Curiosamente o texto que vem logo após este é o de Judas vendendo o relacionamento (superficial) que ele tinha com Jesus por trinta moedas. Em outros evangelhos ele é citado por cuidar da bolsa de dinheiro e também por roubar desta mesma bolsa. Seria possível que aquele que vendeu Jesus por apenas trinta moedas é o mesmo que apareceu com a “brilhante e nobre idéia” de não desperdiçar o unguënto, vendendo-o e dando aos pobres?

Que pensemos bem de qual lado estamos do tabuleiro, pois só há dois lados e essa escolha é feita DIARIAMENTE!

Anúncios

One response

  1. Desperdício é participar de um culto e não nos envolver nele; Desperdício é alguém estár fisicamente na igreja e longe esperitualmente;
    Desperdício é eu ir a igreja e ficar a criticar os outros;
    Desperdício é ir a casa de Deus simplesmente como obrigação;
    Desperdício é eu perder meu tempo na casa do Senhor e não adorá-Lo!
    Aproveitemos a nossa oportunidade! Adoremos a Deus em espirito e verdade!

    Junho 5, 2014 às 21:48

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s