Amigo Judas

Esta semana fui surpreendida por algo que veio do coração de Deus ao meu coração.

A cena está em Mateus 26. De repente chega um monte de gente com espadas e varapaus, escoltados por ninguém menos do que “Judas Iscariotes”. Jesus estava orando no Getsêmani junto com os discípulos (ou será que eu deveria dizer orando sozinho?) quando chega aquela multidão.

Multidões. Multidões. Sempre são o problema.

Desde o início da minha Bíblia só vejo a multidão fazendo bobagem = pedindo prá Moisés subir ao monte sozinho prá poderem ficar longe de Deus, reclamando e murmurando o tempo todo; multidões que só estavam esperando multiplicação de pães e acabam pedindo que Barrabás seja solto…

O provérbio “a voz do povo é a voz de Deus” seja talvez uma das frases  mais erradas da humanidade! Profetas são a voz de Deus! Homens e mulheres NÃO conhecidos e renomados são a voz de Deus. E ninguém que realmente é profeta queria ser, porque quem é sabe o quanto sofre. A voz de Deus na maioria das vezes está com um pequeno grupo que se sente remando contra a maré. E este grupo acaba se sentindo constrangido e fica se questionando se realmente é mensagem de Deus, já que não é uma mensagem popular, ‘da moda’ ou muito menos prá dar um tapinha nas costas. Enfim… é melhor voltarmos à cena 🙂

A multidão seguiu Judas. Falsidade. Tanto da parte dele quanto dos outros. Me pergunto se tinha gente naquele meio que tinha sido curado de alguma doença nos três últimos anos pelas mãos de Jesus. Não há como saber. Mas JUDAS nós sabemos. Ele viu tudo! Viu milagre por cima de milagre, por cima de milagre… E decidiu trair.

Sabe o que eu achei mais IMPRESSIONANTE no texto, algo que já li tantas vezes, mas dessa vez o Espírito de Deus abriu os meus olhos.

“Amigo, a que vieste?”…

Ah, gente! Essa palavra capturou meus olhos: AMIGO! Senti o Espírito Santo me falando: leia de novo… leia da novo.. leia de novo… devo ter lido essa frase de Jesus umas vinte vezes. E de repente a ficha caiu!

Jesus chamou Judas de AMIGO. Não foi Judas que chamou Jesus de amigo. Com isso quero dizer o seguinte – nós entendemos esta passagem com nossa mente humana, carnal e pecaminosa. Muitas vezes NÓS CHAMAMOS ALGUÉM de amigo mas nem o consideramos um amigo de verdade coisa nenhuma. Chamamos por política de boa vizinhança, entende? Chamamos porque é uma gíria, uma forma de chamar, de tratar, etc. Tem gente que chama até o garçom de “amigooo!” prá conseguir a atenção dele. Mas obviamente estamos falando de uma perspectiva diferente!

Jesus não chamou Judas de amigo fazer bem na frente dos outros. E muito menos sendo falso ou irônico. Jesus é a VERDADE. Isso significa que Ele é SEMPRE verdadeiro! Jesus chamou Judas de AMIGO – mesmo!

Na minha humilde opinião acho que essa palavrinha deve ter entrado no coração de Judas como um punhal, estraçalhando sua felicidade pelas trinta piores moedas que já circularam o sistema monetário desse planeta!!!

E o Espírito Santo me falou profundo ao coração. Quando nós lermos as palavras de Jesus precisamos tentar entender com a mente e o Espírito de Deus, (que nos ajuda a fazer isso) e não com a nossa mente ou interpretação. Jesus não pecou. Nós pecamos. E muito. É como um óculos que temos -chamado NATUREZA DO PECADO – e parece que tudo o que olhamos está debaixo dessa ótica.

Se eu ler com minha mente humana, sem a escolta do Espírito me ensinando, vou achar que Jesus usou a palavra AMIGO à toa. Mas se eu deixar o Espírito Santo me mostrar a cena de verdade, só me resta me quebrantar diante do Senhor, vendo um AMOR tão grande, que me contrange. Alguém que disse: “Amai os vossos inimigos e bendizei [falai bem] os que voz maldizem”. E Ele não só falou, mas nos mostrou isso na prática!

O discípulo que andou com ele por tanto tempo o vendeu por trinta moedas; mas mesmo assim saíram da boca de Jesus as seguintes palavras: “AMIGO, a que vieste?”

Quero ser amiga de Jesus sim! Quero que Ele seja meu amigo sim! Mas quero ser OUTRO tipo de amigo – não o que vai junto da multidão depois de vender o seu relacionamento por coisas corruptíveis deste mundo passageiro.

E prá terminar não posso deixar de perguntar prá você que, como eu, é líder de alguma coisa dentro do que nós chamamos de igreja: qual multidão está te seguindo? A de pessoas que são perseguidas por causa da Cruz ou as pessoas que até hoje perseguem o mesmo Jesus que Judas vendeu?

Anúncios

3 responses

  1. Raquel estou simplismente sem palavras diante do que você escreveu aqui.

    Temos sim que ler a Bíblia com a mente de Cristo, pois a propria palavra nos diz isso, que temos a Mente do Senhor.
    Oh Deus dá-nos o Seu entendimento nos dias de Hoje.

    Deus te abençoe no Hoje e Sempre.

    Abraços – Charlão Souza

    Junho 16, 2010 às 16:33

  2. cintia

    Raquel, sempre me abençoando…
    Eu nunca achei que Jesus chamou Judas de Amigo com outro propósito, a não ser demonstrar amor…
    Creio que a pior coisa para uma pessoa com malícia no coração, é ser tratada com amor e sinceridade. Isso mata a quem não sabe amar. Jesus era transparente, como água.

    Um bj, querida! Saudades de vcs!

    Cíntia MPV Duque de Caxias -RJ.

    Julho 14, 2010 às 12:30

    • Ei amada… Obrigada por deixar o comentário por aqui!!!!! Saudades tb!!!!
      Um beijo enorme….

      Ah, na primeira semana de setembro vou estar numa igreja aí por perto.. quem sabe o pessoal anima e a gente encontra por lá, né? Depois vamos colocar na agenda do site os dados!!!
      Bjão amada!!!!

      Julho 14, 2010 às 12:32

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s