sala de espera da oficina…

Assentada na sala de espera da oficina mecânica de 14:00 as 19:00 torna impossível não pensar em tantas coisas… mesmo porque tempo para isso é o que não falta.

Na minha frente apenas uma recepcionista que também parece entediada. Lá fora um caos por causa da pressa de todos me faz pensar que nunca é uma boa idéia trocar pneus na véspera de feriado. Por causa da correria e rotina infelizmente só sobrou hoje. Depois de três horas pensando em tantas coisas, planejando detalhes da viagem, pensando nas palavras que vou ministrar, montando aulas do Webnário na mente e orando por coisas que preciso apresentar diante de Deus…. depois disso um silêncio profundo. Não um silêncio ao meu redor. Me refiro ao silêncio da alma, aquele que a gente as vezes quer evitar porque nos faz pensar em coisas mais profundas, as vezes boas, as vezes ruins.

Penso na espera. Penso nos desertos. Penso nos momentos de silêncio de Deus.

A sensação pode parecer como essa: lá fora na oficina todo mundo em plena atividade, correndo de um lado pro outro, resolvendo problemas e chegando a um resultado final. Na sala de espera ficamos presos do outro lado da porta de vidro. Não adianta querer ir embora porque simplesmente você não pode sair e abrir mão de tudo. Você precisa esperar e detesta esse fato. Mas não adianta. Não tem para onde correr. A única coisa que você pode fazer é aquilo que você não quer: ESPERAR! E talvez seja bom pensar em algo para fazer enquanto se espera.

Assim é com cada um de nós nos momentos que Deus nos leva aos desertos e estações de espera em nossas vidas. Todos nós falamos e filosofamos sobre os desertos: não é lugar de privação e sim de privacidade. Não é lugar de punição e sim de preparação. Todos sabemos disso.

“Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração” (Oséias 2.14). O amado noivo chama a noiva para uma conversa íntima. O cenário? Desértico. Talvez para que haja silêncio absoluto, deixando do lado de fora todo caos e agitação, afinal na espera do deserto nossa alma acaba se silenciando, normalmente depois de espernear, chorar, reivindicar até chegar num ponto em que se rende e decide aguardar uma resposta e uma palavra do Noivo.

É aí que encontramos o que fazer durante a espera (se é que você me entende). Encontramos algo para ocupar nossa mente e coração porque percebemos que não temos como sair antes do prazo determinado não importa quão bonzinhos sejamos ou quantas tarefas precisamos realizar do lado de fora. A questão é se vamos aprender a lição do deserto ou permanecer dando voltas. A noiva de Cantares aprende a lição (láááá no final do livro) porque a declaração sobre ela é poderosa:

“Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu amado?”

Ela sai do deserto de forma diferente do que entrou. Ela sobe com a cabeça reclinada no ombro do amado. Se você se lembra bem, esta posição simboliza intimidade a partir do discípulo mais íntimo de Jesus – João. Ele reclina a cabeça em Jesus na última ceia. E Jesus deixa 🙂 Os outros discípulos é que perderam a oportunidade, pois não foi Jesus quem reclinou a cabeça em João e sim João em Jesus – intimidade é para todos que quiserem. A partir deste momento João só descreve a si mesmo na terceira pessoa, nunca mais falando de si mesmo como mais importante. Isso me mostra que ele reclinou a cabeça e a vida em Jesus! Como noiva precisamos fazer o mesmo, subir do deserto reclinados Nele, abraçados apenas a Ele, confiando e descansando na liderança Dele, que Ele é fiel para completar a obra que começou em nós, mesmo que para isso seja necessário descermos ao deserto da “sala de espera” de Deus!

“Jesus, eu quero subir deste deserto reclinada no Teu ombro. Quero subir deste deserto com um coração mais maleável, mas parecido com o Teu. Não quero perder esta oportunidade mas sim abraçar esta estação sabendo que tudo coopera para meu bem inclusive minha espera e deserto, desenhados tão individualmente para mim! Quero no silêncio a sós ouvir coisas novas, apenas entre nós, eu e o Senhor, aproveitar que todo o caos está fechado lá do lado de fora, para que enfim possa SUBIR DO DESERTO RECOSTADA EM TI!”

Quando a gente assustar alguém nos chama pelo nome e diz que já podemos sair e ainda nos escolta! O resultado esperado está pronto! E há felicidade em saber que não foi em vão, mas que as coisas de fato MUDAM enquanto esperamos!

Seja fortalecido nesse dia em sua espera!

Paz do Senhor!

Advertisements

21 responses

  1. Rogerio

    Nó, tremendo esse texto. Como eu preciso viver isso em minha vida. Meu Deus me da sabedoria e ajuda-me a acertar o caminho!!!

    Março 6, 2011 às 10:39

  2. SILVIA CRISTINA

    Obrigado pela Palavra sobre deserto e espera. 😦
    Quantas dores internas,descontentamento… a minha alma esta como a do salmista: Por que esta abatida ó minha alma?? Por que te pertubas dentro de mim?? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxilio e Deus meu. Falta-se as palavras e a espressao maior são lagrimas, lagrimas…Dá-me forças Senhor!!Abraço

    Março 6, 2011 às 13:01

  3. Renata

    Q mensagem! Como precisava refletir sobre isso, minha espera tem sido dolorosa…. só o Pai sabe como está meu coração….tentando caminha enquanto espero….

    Março 9, 2011 às 17:37

  4. Oi, Quel!

    Esperar no Senhor é uma coisa… (não tem jeito, tem que esperar mesmo!! rsrsrs) Outra coisa – e de fundamental importância – é O QUE ESCOLHEMOS FAZER enquanto esperamos! É aí que está a chave!

    Para uma pessoa altamenta ativa (como eu costumava ser), a espera é algo muito complicado… A pessoa acaba fazendo milhões de coisas, muitas delas sem utilidade alguma!! E sofre de ansiedade, até aprender a entregar ao Senhor (Eu ainda estou entregando!! rsrsrs) todas as áreas de nova vida, inclusive a emocional, com seus temperamentos e comportamentos! rsrsrs

    Enquanto esperamos, que possamos aprender a DESFRUTAR A VIDA, com seu dia a dia… Nos preparando, e deixando-nos ser guiados por Deus, para que estejamos prontos para o amanhã da Sua vontade, que com certeza será boa, agradável e perfeita!

    Março 11, 2011 às 20:31

  5. Nahim

    Ah Como é bom, Esperar no Amado, esperar pelo Amado…
    Para onde nós iremos SENHOR, se só tu tens as palavras de Vida Eterna??? As palavras do SENHOR são doces como o mel, mas, faz-nos estremecer como um trovão!!!
    Ah como é bom estar com Ele…

    Março 12, 2011 às 10:25

  6. Mto bom post, Quel! Deus te abençoe mais! bjao 😉

    Março 21, 2011 às 11:17

  7. Olá Raquel,Paz e Unção!!!
    Linda mensagem e partilha.
    Realmente muito edificante.Estou conhecendo seu ministério agora,e o conheci através de uma ministra católica ungida @Carolcarolo da Comunidade Adorai.também sou católico e compreendo a importância de sermos um só corpo para atrair mais almas para o coração Amado de Jesus.Creio que somente se estivermos em um só coração e agindo em unidade é que conseguiremos mudar a realidade tão amarga e sem vida deste mundo e então cheios do Espírito Santo e como vc bem disse no texto com o rosto reclinado sobre o Amado de nossa Alma conseguiremos impactar e fazer a diferença nesta geração.Que possamos nos unir pra marcar esta geração com o nosso Testemunho e nossa radicalidade do evangelho!Aleluia!
    Paz e Unção!!!

    Março 21, 2011 às 11:36

  8. Vanessa Pontual

    Nem sei como vim parar aqui… a única certeza é que fui conduzida por meu Mestre!

    Que Ele continue dando a você sabedoria minha irmã!

    Paz,

    @vanessapontual.

    Março 23, 2011 às 20:02

  9. Febinha

    Que bençãoooo!
    Muito edificante e voz de Deus!
    Como nós precisamos nos silenciar…tudo nos faz ser muito agitados, ate msm as tarefas da obra do senhor!
    Deus é muito sábio ne…deserto não tem nada para destrairmos…so Ele e areia…quem vai querer destrair com areia…
    Que Deus nos ajude!
    Bjos Kelll

    Abril 1, 2011 às 9:39

  10. Paulinho

    QUE DE DEUS ESSA MENSAGEM, COMO PRECISO VIVER ISSO NA MINHA VIDA!!! DEUS MUITO OBRIGADO…

    Abril 1, 2011 às 9:41

  11. wellington

    Bom dia,e a Paz do Senhor!!!

    Que Deus abençoe o seu dia, e ilumine o seu caminho.

    Abril 1, 2011 às 9:42

  12. Luiz A. C. de Lima (CPN)

    Ei “igreja”, paz…
    Parabéns… Sua reflexão externada, denota intimidade e sensibilidade à voz do Espírito!
    Percebe-se o quanto você já esteve neste deserto e o quanto já pôde aprender em suas peregrinações. Assim como eu, acho que tenho sido feito por Deus um especialista em desertos! Rsrs…
    De fato, precisamos compreender a eficácia do trato de Deus conosco, em qualquer circunstâncias, quer desertos ou mares, montanhas ou vales. O objetivo tem que ser alcançado! Mais intimidade e comunhão com nosso amado. Um mergulho mais profundo no rio de Deus, colocado diante de nós(em pleno deserto)!
    Abraços.
    Seja sempre sensível à voz do Espírito Santo pois, Ele ainda tem muito a lhe falar.

    Paz seja contigo!

    Abril 1, 2011 às 10:19

  13. Cleanny Martins

    Como é dificil esperar no Senhor, confesso que as vezes tento lutar com Deus, mas Ele sempre me traz a memoria aquela oraçãozinha sabe … ” SENHOR MINHA VIDA ESTÁ ENTRGUE EM TUAS MÃOS FAZ O QUE TU QUERES ” aí num tem jeito tem que esperar mesmo (rsrsr).

    Mas,tenho aprendido que o bom de esperar, de renunciar é o resultado final … como vc mesma citou: “Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu amado?” aí nessa hora eu choro de alegria por ver a grandeza e a fidelidade de Deus e o quanto é maravilhoso estar em sua presença e me sinto bem mais perto do Pai.
    E no final de tudo chego a uma conclusão…
    ” não é facil, mas, VALE A PENA ESPERAR EM DEUS”. Obrigada meu lindo Jesus !

    Abril 1, 2011 às 10:34

  14. HELENICE FERREIRA

    Ola querida,
    Que a paz de Cristo seja sobre sua vida neste dia.Que palavra abençoada,parece ate que vc ouviu o que eu tava falando com o Senhor nesta manha (rsrsrs),a respeito do deserto que estou vivendo.Mas quem tem promessa nao morre antes do Senhor realizar as promessas neh?Deus abençoe sua vida e continue te usando com canal de bençãos.
    Bjos.

    Abril 1, 2011 às 11:24

  15. Celi de Assis O. Martins

    Oi Quel,
    Fiquei um tempo sem vir no seu cantinho como me fez falta e uma benção pra minha vida.
    Aprendo muito com você sempre, que a unção de Deus em sua vida continue a alcançar pessoas sedentas. Este post maravilhoso encheu minha noite dando novo animo.

    Deus te abençõe.

    Abril 1, 2011 às 20:46

  16. Paula

    A Paz do Senhor!
    Que texto lindo!!!
    Que Deus continue te usando desta forma maravilhosa! Você é canal de bênção na vida de muitos!
    Ah…também quero subir o deserto reclinada no ombro de Jesus!

    Abril 2, 2011 às 9:19

  17. Elisângela Robadel

    Raquel,como é bom quando estamos no deserto e
    recebemos um alento em nossa alma, nos dando convicção de que a nossa espera tem um propósito firme.

    Obrigada por hoje trazer esse alento a minha vida!

    Um abraço,

    Eli

    Abril 5, 2011 às 14:10

  18. a minha tia e catolica eu posso ser com ela

    Março 7, 2012 às 20:08

  19. eu tambem queria me converte

    Março 7, 2012 às 20:09

  20. tomara que eu me corverta

    Março 7, 2012 às 20:10

  21. aminha tia ressa muito eu mais omeno

    Março 7, 2012 às 20:13

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s